No último sábado, 5 de abril de 2025, o II Congresso Adonhiramita do Grande Oriente do Brasil (GOB) do Rio Grande do Sul foi realizado com sucesso no Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves. O evento foi organizado e idealizado pela ARLS Cavaleiros da Pedra n. 4110 e contou com a participação de Irmãos não apenas do Rio Grande do Sul, mas também de outros estados como Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, totalizando 93 Irmãos presentes, além de 38 cunhadas e 20 sobrinhos.
A programação contou com palestras de peso, como a do Irmão Luiz Muller, um respeitado pesquisador e escritor maçônico e criador do Canal Fatos Maçônicos. Ele abordou a “História e a Evolução do Rito Adonhiramita”, proporcionando uma visão enriquecedora sobre suas tradições. O Eminente Irmão Luiz Carlos Hallay Cecilio, Secretário Geral Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Adonhiramita do GOB, também se fez presente, discutindo o tema “Ritualística: A Arte de Bem Fazer”.
Um dos momentos mais relevantes do Congresso foi o painel que contou com a presença do Grão-Mestre Geral de Honra do GOB, Sapientíssimo Irmão Marcos José da Silva, e do Secretário Estadual do RS de Orientação Ritualística, Poderoso Irmão José Fernando Clementel Fraga, além de Luiz Muller e Luiz Carlos Hallay Cecilio. O Grão-Mestre Estadual do GOB RS, Eminente Irmão Marco Antonio Arone de Abreu, também prestigiou o evento.
O Venerável Mestre da ARLS Cavaleiros da Pedra n. 4110, Irmão Diego Franzen, que também é Delegado Patriarcal do SUPRAB para o Grande Vale do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância do congresso para o fortalecimento da cultura maçônica e do Rito Adonhiramita: “Este evento representa um passo significativo para unirmos nossas experiências e conhecimentos, perpetuando a tradição e a relevância do Rito Adonhiramita em nosso contexto atual.”
Além do marcante conteúdo maçônico, as esposas dos Irmãos tiveram a oportunidade de participar de um tour pelo Roteiro Caminhos de Pedra e pelo Vale dos Vinhedos, onde puderam desfrutar de degustações em vinícolas e visitar pontos turísticos especiais. Essa atividade foi coordenada pela cunhada Silvia Tognon, da FRAFEM Damas da Pedra.
Ao final do dia, os participantes se reuniram para um jantar especial de encerramento no Complexo Boulevard, em Garibaldi, na loja de vinhos Otanoeiro, propriedade do Ir. Romeo Paludo, onde celebraram os laços de fraternidade e compartilharam experiências dessa rica jornada.
O II Congresso Adonhiramita reafirma o compromisso da Maçonaria em promover a educação e a troca de saberes, solidificando as bases do Rito Adonhiramita no Brasil, já tendo sido confirmada, durante o evento, a realização do III Congresso em 2026.
VIVAT! VIVAT! VIVAT!
Secretaria Patriarcal de Educação, Cultura e Comunicação.