Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Patriarcas Dorival Lourenço da Cunha e Roberto Santos, Primeiro e Segundo Vices Patriarcas Gerais, Irmãos Delegados Regionais, Secretários Gerais, Patriarcas meus Amados Irmãos.
Com muito prazer comemoramos o primeiro ano de existência do Supremo Patriarcado do Rito Adonhiramita do Brasil - SUPRAB, organização filosófica, praticante do Rito Adonhiramita dos graus 4 ao 33, fundado aos 20 dias do mês de fevereiro de 2020.
Abraçamos esta causa, que demandou e ainda demanda muita dedicação e perseverança, depois de várias tentativas no sentido de preservar em toda sua essência pelo menos uma das potencias filosóficas existentes, praticantes do mesmo rito, porém sem êxitos em nossas pretensões que eram tão somente no sentido de dar continuidade aos preceitos preconizados pelo Rito.
Trabalhamos exaustivamente para tornar realidade nossos anseios no sentido de acompanhamento das inovações e modernidades que o mundo tem nos proporcionado na área administrativa, porém mantendo a tradição e fidelidade aos antigos mistérios, na execução da ritualística, a sua profunda espiritualidade, tendo como base a Preciosa Coleção da Maçonaria Adonhiramita e em perfeita consonância com as potencias maçônicas simbólicas regulares em especial o Grande Oriente do Brasil que são os pilares das oficinas filosóficas. Sem as referidas potencias, no estágio atual, não teríamos como prosseguir em nossa caminhada.
Gostaria de fazer referência especial ao Patriarca Ivan Lima Verde, hoje residente em São Luis, Maranhão, por sua incansável luta para implantação do Rito Adonhiramita no Distrito Federal, tanto nos graus simbólicos quanto nos filosóficos. Ouvi dele, já há algum tempo, que a Maçonaria Filosófica Adonhiramita deveria ter sua sede no Distrito Federal por razões diversas e quando convidado foi um dos primeiros a aderir ao SUPRAB, ocupando hoje posição de destaque por sua experiência, dedicação e colaboração.
Nossos sinceros agradecimentos a todos os Irmãos que nos ajudaram a edificar este sonho, pois, sem suas participações não conseguiríamos atingir os objetivos preconizados porque todos são em prol de toda a família Adonhiramita, com muita dedicação e zelo, proporcionando as melhores formas de dar seguimento na absorção dos ensinamentos filosóficos, com total transparência de ações tornando-as fáceis de serem acompanhadas.
Cito a seguir texto que não consegui identificar o autor que em minha opinião é bastante oportuna para esta data.
“Este Rito é histórico e tradicional, pois seus praticantes, de um modo geral, buscam preservar sua essência, mantendo intactas até os dias atuais, as tradições ritualísticas e as práticas iniciáticas da antiguidade, algumas das quais, datam do surgimento da própria maçonaria operativa, sendo assim um Rito característico e essencialmente metafísico, esotérico e místico. Constitui um drama psicológico organizado a fim de produzir experiências transcendentais nos participantes e, ao se tornar esotérico no exercício do magistério de sua Liturgia, de um modo geral, induz a mente objetiva a certo grau de relaxamento, o que permite a emersão do subconsciente, resultando em um estado de harmonia e bem-estar, tornando-o um Rito de profunda espiritualidade. Tem por bases teológicas as verdades bíblicas reveladas no Antigo e Novo Testamento, particularmente, no que concerne à construção do Templo de Salomão e às origens do Cristianismo, com atenção especial voltada para os aspectos proféticos e apocalípticos de ambos os documentos sagrados”.
Desde a fundação do Grande Oriente Brasílico ombreamos com homens honrados e comprometidos com a construção de uma sociedade melhor, íntegra e transparente.
Neste primeiro ano de atividades, que se traduz em superações e progresso, louvamos todos os Amados irmãos que acreditaram ser possível, em pleno século XXI, manter as esperanças futuras acesas num contexto de liberdade, seriedade, legalidade e transparência.
Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para atingirmos este estágio de evolução.
Walderico de Fontes Leal
Patriarca Geral