Em Brasília – DF, o Capítulo Rosa-Cruz Brasília 001, sob a presidência do Cavaleiro Rosa-Cruz André Luiz de Souza, tendo ao seu lado o Patriarca Geral, Soberano Irmão Féres de Oliveira Jaber e de outro o Patriarca Geral de Honra, Cavaleiro Walderico de Fonte Leal.
Atuando como Cavaleiro 1º Vigilante o Cavaleiro Fidélis Gomes do Amarante Junior e como Cavaleiro 2º Vigilante o Cavaleiro Leonardo Faria de Castro e como Cavaleiro Secretário o Patriarca Alberto Joarez Sanches e como Cavaleiro Orador o Patriarca Luiz Carlos Hallay Cecílio.
O tempo de estudos ficou a cargo do Patriarca Geral, Soberano Irmão Féres de Oliveira Jaber que apresentou uma peça de arquitetura alusiva ao dia e presidiu a Ceia Mística em uma envolvente egrégora entre todos os Cavaleiros Rosa-Cruz.
Em Florianópolis – SC, reuniram-se em harmonia, paz e fraternidade, o Capítulo Rosa-Cruz Thomaz de Aquino n. 004 convidado para a Ceia Mística, onde se reuniram o SCSCREAA, o Adonhiramita da COMAB e o do SUPRAB. O Patriarca Walter Antônio dos Reis representou o SUPRAB e se candidatou para a próxima Sessão de Endoenças do ano que vem.
Em Curitiba – PR, o Capítulo Rosa-Cruz Peregrinos da Paz n. 009 se reuniu em torno da Ceia Mística da Sessão de Endoenças. Estiveram presentes na Sessão do Capítulo Rosa Cruz Peregrinos da Paz n. 009, Oriente de Curitiba, presididos pelo Cavaleiro Darley, a instrução pelo Cav∴ José Eduardo – “Lenda do Pelicano”; atuaram como Cavaleiro 1º Vig∴ o Cav∴ Ricardo; como Cavaleiro 2º Vig∴ o Cav∴ Alipio; como Cavaleiro Orador o Cav∴ Jovano; como Cavaleiro Secretário o Cav∴ José Eduardo; tendo como Cavaleiro Mestre de Cerimônias o Cav∴ Rafael; sendo o Cavaleiro Hospitaleiro o Cav∴ Carlito.
Em João Pessoa – PB, o Capítulo Rosa-Cruz Ayrton de Menezes n. 003, sob a Presidência do Cav∴ Francisco Aclaildo de Souza e contando com as presenças do 1º Vice Patriarca Geral, neste ato representando o Patriarcal Geral, Soberano Irmão Féres de Oliveira Jaber, o Assessor Especial Antônio Espedito Ferreira Nery, o Delegado Patriarcal da Paraíba, Cav∴ Martins Moreira, e diversos Patriarcas e Cavaleiros, ocorreu uma Elevação ao Grau 18, quando foram constituídos dez novos Cavaleiros Rosa-Cruz, finalizando com a Ceia Mística coroada de emoção e fé.
A Sessão de Endoenças na Maçonaria é um cerimonial realizado na Quinta-Feira Santa, especialmente pelos Cavaleiros Rosa-Cruz, durante a Ceia do Grau 18, chamada de Ceia Mística. Essa celebração tem inspiração na Última Ceia de Jesus com seus discípulos e reforça valores como humildade, serviço e fraternidade. Os Maçons que participam dessa sessão refletem sobre a importância da construção interior e do reconhecimento do valor do próximo.
Jesus, ao distribuir o pão e o vinho, esclareceu que simbolizava o seu próprio corpo e o seu sangue, no entanto, em um Capítulo Rosa Cruz da Maçonaria usa-se o pão e o vinho como alimentos, que simbolizam o sangue e o corpo de todos os Cavaleiros Rosa-Cruz presentes e ausentes, para que as forças da vida sejam aumentadas; a inteligência seja sã e sincera, e que a verdade seja discernida e as aspirações esclarecidas ante o Grande Arquiteto do Universo.
Que a paz, a harmonia e a união fraternal estejam em nós e em toda a Humanidade!
VIVAT! VIVAT! VIVAT!
Secretaria Patriarcal de Educação, Cultura e Comunicação.