Realizou-se na noite de quinta-feira, dia 15 de maio de 2025, no magnífico Templo Liberdade, no Grande Oriente do Brasil – GOB, em Brasília – DF, uma Sessão Magna de Elevação, sob a Presidência do Cavaleiro Inspetor Geral Rodrigo Aurélio Costa, quando foram recebidos, constituídos e proclamados Grau 21 – Cavaleiro Noaquita da hierarquia filosófica Adonhiramita do SUPRAB, pelo Sublime Capítulo de Cavaleiros Noaquita Brasília n. 001, os seguintes Cavaleiros Rosa-Cruz: André Luiz Isnenghi Costa; Eduardo Raimundo Serra Verde; Fernando dos Santos Ribeiro; Francisco Carlos Figueiredo de Moura Fé; Marcos Aurélio Lustosa de Medeiros; e Paulo Rogério Alves Rosa..
Estiveram presentes, entre outros membros do SUPRAB, o Patriarca Geral Soberano Irmão Féres de Oliveira Jaber, o 1º Vice Patriarca Geral Sapiente Irmãos Ruy Ferreira Borges, o Delegado Patriarcal no Distrito Federal Eminente Irmão Aires Rosa de Souza como Cavaleiro Guarda da Torre, os Secretários Patriarcais Fabiano Jaber (Administração e Patrimônio) como Cavaleiro Tesoureiro, Leonardo Faria de Castro (Finanças), Antoninho das Graças Estevam (Guarda dos Selos), Nelson Afonso dos Reis (Liturgia e Ritualística) como Cavaleiro Orador, e Luiz Carlos Hallay Cecílio (Planejamento, Tecnologia e Inovação) como Cavaleiro 1º Vigilante.
A Sessão de Elevação foi presidida pelo Cavaleiro Inspetor Geral Rodrigo Aurélio Costa, auxiliado pelos Presidentes de Corpos Filosóficos da Delegacia Patriarcal do DF, Alexandre Carvalho da Silva (Sublime Capítulo Rosa-Cruz Brasília n. 001) como Cavaleiro Secretário; Fidélis Gomes do Amarante Junior (Ilustre Conselho Filosófico de Cavaleiros Kadosh Brasília n. 001) como Cavaleiro Chanceler; pelo Venerável Mestre da Loja Hipólito da Costa n. 1960, Eduardo Raimundo Serra Verde (2º Vigilante de Ofício da Loja de Perfeição Brasília n. 001) e diversos Patriarcas e outros membros do SUPRAB.
Usaram da Palavra Análoga ao Ato o Cavaleiro 1º Vigilante, Patriarca Luiz Carlos Hallay Cecílio que parabenizou os novos Cavaleiros Noaquita e concitou-os a continuarem os Graus Filosóficos visando atingir o ápice da Escada de Jacó; o Patriarca Nelson Afonso dos Reis que dissertou acerca dos Graus precedentes, resumindo cada Grau, desde os Simbólicos até os Graus Filosóficos, culminando com uma bela narrativa acerca do Grau 21 – Cavaleiro Noaquita; finalizando a Palavra Análoga ao Ato, o Patriarca Geral Soberano Irmão Féres de Oliveira Jaber, falou acerca de história: “A Coleção Preciosa da Maçonaria Adonhiramita, escrita por Louis Guillemain de Saint-Victor traz apenas doze Graus, na sua 2ª edição, de 1786, foi incluída uma novidade chamada de Cavavaleiros Noaquita (tradução de um texto alemão por M. Berage, que mais tarde se transformou no 13º Grau), sendo o Cavaleiro Rosa-Cruz, que seria o último e o mais perfeito dos Graus (NEC PLUS ULTRA)” e, finalizando, parabenizou aos novos Cavaleiros Noaquita por terem galgado mais um degrau rumo ao cume.
O SUPRAB parabeniza os novos membros Cavaleiros Noaquita, a Delegacia Patriarcal do Distrito Federal na pessoa do seu Delegado Patriarcal, Eminente Irmão Aires Rosa de Souza, e a todos que prestigiaram e contribuíram pela realização de tão importante e memorável Sessão, quando o Supremo Patriarcado do Rito Adonhiramita do Brasil – SUPRAB de uma maneira gradual e com qualidade, vê o crescimento de seu Quadro e a solidificação de uma Potência Filosófica Maçônica com transparência, modernidade e eficiência na sua gestão.
Vivat! Vivat! Vivat!
Secretaria Patriarcal de Educação, Cultura e Comunicação.